Gustavo Castelo Branco
outubro 18, 2022 DigitalMarketing 0 Comment


Brasil lidera a inclusão a serviços financeiros online

Em uma tendência de informatização de processos cada vez mais evoluída, entender como o Brasil lidera a inclusão a serviços financeiros é muito importante para se ter uma noção de como o avanço tecnológico está ocorrendo em nosso país.

Para falar sobre isso, trouxemos algumas visões sobre esse assunto que vão ajudar a enxergar melhor o panorama que estamos vivendo atualmente:

  • Noções de tecnologia
  • Reflexos da pandemia de Covid-19
  • Por trás da tecnologia

Noções de tecnologia

Muito se fala sobre as inovações do mercado tecnológico e como isso vem mudando a sociedade como um todo. Isso também acontece com o setor financeiro, especialmente aqui.

O Brasil é um país com uma economia emergente, e isto se reflete na forma como seus cidadãos estão usando tecnologia moderna para administrar seu dinheiro.

O desenvolvimento desses serviços de maneira digital, tem um impacto significativo na forma como vivemos em sociedade. Desde a maneira como fazemos compras à forma como administramos nosso dinheiro, tudo tem a ver com rapidez e conveniência.

No novo relatório da Comscore – plataforma que realiza pesquisas de métricas digitais e sociais –, pode-se observar que, no Brasil, há um alcance de 77,3% da população conectada à abrangência dos domínios digitais dos bancos, sendo o mais expressivo globalmente.

O relatório intitulado “Panorama Digital dos Serviços Financeiros” fornece uma visão geral dos serviços oferecidos pelos bancos. Ele traz informações sobre os websites, contas de mídia social, táticas de comunicação e marketing que são utilizadas para promover estes produtos financeiros, bem como métricas digitais chave, tais como número de visitas ou assinantes através de aplicativos móveis e redes sociais.

Isso tudo para mostrar como nós, brasileiros, em geral, passamos por uma mudança significativa nos nossos hábitos de consumo, pagamento e cobrança.

Reflexos da pandemia de Covid-19

Segundo pesquisa do BCB (Banco Central Brasileiro), em 2019, 85% da população do Brasil possui acesso a serviços financeiros. Isso representa o aumento mais expressivo da população bancária em décadas no país e a digitalização desses processos têm um papel muito importante neste feito. 

Em tempos anteriores a este, a ferramenta de Internet Banking já facilitava (e muito) a vida de milhares de pessoas, porém, com a chegada do coronavírus e a necessidade de se aumentar o distanciamento social, ter meios cada vez mais tecnológicos para a realização de movimentações bancárias de qualquer local, especialmente através de smartphones.

Para se ter uma noção, além de novos bancos 100% digitais e serviços nativos em nuvem que otimizam e automatizam processos, o Brasil deu um passo à frente de diversos países no mundo com a criação do Pix. 

Por aqui, falamos sobre essa ferramenta em alguns artigos, como quando falamos sobre os meios de pagamento do futuro, ou sobre a revolução tecnológica bancária e até  mesmo sobre a evolução e as APIs de Pix do FitBank.

Desde sua criação em 2020 até março de 2022, segundo o Banco Central, os usuários de Pix foram de 41 milhões para mais de 124 milhões! Isso também mostra como os brasileiros se adaptaram à nova realidade de digitalização forçada de maneira completamente simples e crescente.

Por trás da tecnologia

Com o aumento na busca por mais digitalização, não há momento melhor para entrar de uma vez no mundo das empresas de tecnologia financeira, as chamadas fintechs. É com foco em inovação que essas empresas têm promovido novos serviços bancários online e ganham cada vez mais espaço na rotina de milhões de brasileiros. 

O FitBank é uma Infratech Banking que entrega soluções para empresas de mais de 18 setores da economia, dando poder de banco através da tecnologia e promovendo a disrupção dos modelos tradicionais.

Quer saber tudo sobre o FitBank pode ser feito por empresas para aumentar ainda mais o índice de usuários de tecnologia bancária no Brasil? Fique por dentro dos nossos canais de comunicação e siga-nos nas redes sociais.