FitBank
maio 03, 2022 Matéria 0 Comment


Como funcionam as APIs de Pix no FitBank?

O Pix, sistema digital de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil, lançado em outubro de 2020, se tornou uma ferramenta muito importante tanto para empresas quanto para pessoas físicas. Já são mais de 2 bilhões transações desde seu início e a expectativa é de que essa ferramenta cresça cada vez mais.

Agora, qual papel o FitBank pode ter na sua empresa com as nossas APIs de Pix? Continue lendo e contaremos tudo!

Desde que a pandemia de COVID-19 impactou o Brasil, o mercado e o consumidor brasileiro sofreram mudanças consideráveis, especialmente no que diz respeito a cobranças e pagamentos.

A digitalização dos pagamentos se fez cada vez mais presente na rotina de comerciantes e clientes e segue em crescente aumento, mesmo agora, com a retomada das atividades presenciais. Os pagamentos por aproximação, QR codes e links se tornaram parte imprescindível na hora do fechamento das compras, mas um método de pagamento que se destaca no gosto do brasileiro é o Pix.

Da dúvida à excelência

O Pix foi inserido no cenário econômico brasileiro surpreendendo a todos com a promessa de mais flexibilidade para o que sempre foi um problema para quem tinha urgência, necessitando apenas do uso de um aparelho celular.

Por outro lado, esse sistema também gerou muitas dúvidas e inseguranças, até porque, em dado momento, tudo que se ouvia na imprensa eram notícias sobre fraudes, e isso deixava a todos com uma sensação de não proteção de seu dinheiro ao se utilizar o Pix. 

Porém, hoje, o Pix já foi difundido entre os brasileiros e sua utilização cresce a todo vapor! É uma das modalidades de pagamento preferidas pelos brasileiros, 70% de aprovação! E mais de 110 milhões de usuários contabilizam o sucesso desse sistema. 

Agora, no cenário de Pix para empresas, para começarmos a falar sobre isso, é preciso entender, brevemente, como ocorre a implementação dele. Uma das possibilidades para isso é pelo uso de APIs. E aí, você pode se perguntar: “como é isso?”

APIs para Pix no contexto do FitBank

Primeiramente, uma API pode ser comparada a uma “tomada” e é como se, com ela, a sua empresa se conectasse com o FitBank diretamente, que é o que chamamos de plug and play. Nós estamos prontos para implementar a nossa solução de API de Pix na sua empresa.

Com esse sistema implementado, a experiência do seu cliente é otimizada, as soluções de integração com os recursos para automação de pagamentos finais é muito mais simplificada, além de aumentar a concorrência no setor de pagamentos.

O FitBank conta com uma tecnologia proprietária que garante uma experiência com mais autonomia e escalabilidade. Além disso, somos a única plataforma 100% cloud native integrada no SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), e regulada pelo Bacen. Esse é um grande diferencial nosso de Pix, e garante que as nossas APIs de Pix sejam diretas e não precise de nenhum intermediário no processo.

Vantagens das APIs de Pix

Tendo em mente que a proposta inicial mais atrativa do sistema Pix é a de ser um método digital e instantâneo de transferências, vale reforçar a importância disso para uma empresa, especialmente para:

  • Fluxo de caixa;
  • Pagamentos e recebimentos em uma só plataforma (facilitando muito os processos);
  • Integração (isso é, contas a pagar e a receber muito mais simples);
  • Comprovantes em tempo real;
  • Métodos de cobrança e pagamento mais fáceis (usando um QR Code ou um link);
  • Redução de custos operacionais com banco.

Por fim, os benefícios de se ter APIs de Pix na sua empresa são inúmeros e o FitBank está aqui para te dar toda a autonomia que você precisa para cativar, cada vez mais, seus clientes.

Entre em contato com um  dos nossos consultores e venha fazer parte de um time de empresas com poder de banco!