FitBank
maio 17, 2022 Matéria 0 Comment


A rápida evolução do Pix e as soluções do FitBank

A ferramenta de meio de pagamento instantâneo já tem muitas funcionalidades e todas elas estão disponíveis para implementação imediata com as nossas APIs. Quer entender tudo que o FitBank faz para sua empresa com o Pix? Continue lendo.

A evolução tecnológica é agora

O mesmo e-mail que transformou a velocidade das comunicações há 30 anos agora é usado para pagamento instantâneo. O e-mail é uma das formas para se usar o Pix, uma ferramenta criada pelo Banco Central há pouco mais de um ano que acompanha a agilidade da vida no mundo digital onde quase tudo é resolvido através do celular. Hoje, não faz mais sentido esperar um dia ou mesmo 20 minutos para finalizar uma transação. No Pix, é a velocidade que dita o fluxo de dinheiro. Segundo o BC, já são 380 milhões de chaves cadastradas e 71% por cento dos brasileiros aderiram, mas a grande maioria das transações, 73%, é só entre pessoas. Ou seja, há muito espaço para o Pix crescer no meio corporativo e é aí que nós entramos.

Hoje, o Pix já está disponível nas nossas APIs em todas as funcionalidades aprovadas pelo Banco Central: Pix Garantido, Pix Split, Pix Saque, Pix Cobrança e Pix Troco. Com esses produtos, sua empresa consegue automatizar cobranças, confirmar o recebimento instantaneamente, além de fazer consultas e devoluções. Sem contar a possibilidade de usar o Pix como forma de recebimento das vendas realizadas tanto no comércio eletrônico, como nos pontos de vendas.

A rapidez com que as transações são concluídas via Pix e a quantidade de informações ligadas a cada movimentação, permitem mais controle do fluxo de caixa com gestão real time de todos os pagamentos e recebimentos. Adicione a diminuição da inadimplência, dos abandonos de carrinhos de compra e a possibilidade de administrar melhor os estoques e a logística. Tudo na hora para que a sua empresa fique pronta para competir com mais autonomia e eficiência.

O PIX do FitBank

O nosso Pix é para já. Estamos cadastrados como participante direto do Pix porque possuímos uma conta de pagamentos no SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos). Isso traz muito mais segurança para os nossos clientes porque agrega ao nosso serviço a capacidade operacional e tecnológica e a garantia que as empresas precisam para manter suas obrigações em dia com o Banco Central. Ao estar conectado e consumindo diretamente na fonte, sem intermediários, conseguimos oferecer os produtos com escalabilidade, custos menores e com gestão dos meios de pagamento.

O nosso Pix via APIs já está disponível para empresas que precisam dessa ferramenta tanto de forma direta como indireta. 

Na modalidade direta, a empresa consome o Pix direto da nossa solução, ficamos responsáveis por toda a regulação do Banco Central. Já no Pix indireto, a empresa busca a sua própria autorização com o Banco Central, o que pode levar mais de um ano para conseguir. Enquanto isso, ela usa a nossa solução direta plugando nas nossas APIs e, assim, não se perde o time to market, que é o tempo gasto com o processo de desenvolvimento do produto até a aprovação do BC. A vantagem de ter o Pix indireto é que a empresa pode conseguir custos mais competitivos por consumir direto da fonte. Nós podemos acompanhar a empresa durante todo esse processo de embedded growth. Oferecemos o Pix direto com rápida implementação para a empresa já acelerar o roadmap dentro da sua gestão de projetos e através da jornada até abrir a conta reserva no Banco Central e oferecer o Pix indireto.

Nosso Pix permite colocar todos os pagamentos da empresa em um único lugar, não sendo mais necessário manter contas em vários bancos. Você pode economizar com a redução nas taxas de transação e agilizar a rotina de pagamentos tanto em lote como de forma individual. Aqui, você também encontra a função Split: produto que divide e destina os valores de forma parametrizada para toda a cadeia de pagamentos relacionada àquela transação. 

Como resultado desse fluxo no caixa, também produzimos relatórios e indicadores sobre a atividade financeira do seu negócio, entregando no ato todos os comprovantes das operações. Isso só é possível porque a conciliação não é feita por lotes ou horários. Ela é instantânea e por transação, outra vantagem do nosso Pix. Por sermos uma infratech banking com tecnologia proprietária, nossos produtos permitem o tagueamento e rastreamento de todas as operações realizadas através do nosso smart core banking. O resultado é mais escalabilidade e agilidade. Entregamos o status do pagamento de forma modular em cada transação que o cliente executa, ele pode liberar uma mercadoria para a transportadora assim que receber a confirmação do pagamento no ato da compra. Isso é bem mais rápido do que o padrão do mercado em que os clientes precisam esperar até o fim do dia, ou mesmo o dia seguinte, para receber o lote de conciliação de todas as transações que ele fez no período. 

Plug and Play: fácil implementação

Contratando as nossas APIs de Pix, sua empresa começa a oferecer o Pix para seus clientes e parceiros de forma quase instantânea. Operamos em modelo plug and play com APIs prontas, robustas e de fácil integração conectadas ao nosso smart core banking. É só fazer o contato conosco para oferecer as diversas modalidades de Pix no seu negócio para fazer e receber seus pagamentos por meio das diversas opções de chave cadastrada, gerando QR Codes para que seus clientes efetuem transações através do APP de seus bancos ou no formato “copia e cola”.

De forma simultânea, nossa solução de split também fica disponível para o seu negócio, que pode começar a dividir o valor das transações via Pix para os diferentes destinatários. Basta definir um gatilho no nosso sistema de split e o dinheiro é endereçado de forma simultânea à operação. Isso só é possível porque nosso split consegue parametrizar individualmente cada transação, destinando o dinheiro de forma automatizada, assim como já acontece com as nossas TEDs e boletos. Porém, a vantagem é que nesse caso, a operação e a conciliação são bem mais rápidas. 

Split em operações de pequena ou grande escala

Hoje, o Pix já está em todo lugar. Esse meio facilitou os pagamentos instantâneos em qualquer modalidade de comércio ou serviço B2C, do sorveteiro da praia ao salão de cabeleireiro e até no caixa do supermercado, sem contar no comércio eletrônico (marketplaces e e-commerces).

As nossas APIs de Pix são recomendadas tanto para as empresas que contam com uma rotina financeira intensa e um volume grande de pagamentos e recebimentos diários, quanto para companhias que precisam disponibilizar mais um formato de cobrança e pagamentos aos seus stakeholders.  

Quer conhecer todas as soluções de Pix que podemos ofertar para a sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas.