FitBank
junho 14, 2022 InspirationsMatéria 0 Comment


Movimentação da revolução tecnológica bancária

Interfaces de programação, integração de plataformas e aplicativos, aplicações inovadoras, novos métodos de pagamento e muito além. A revolução tecnológica bancária é uma realidade nos dias atuais e está se movimentando para trazer, cada vez mais, mais tecnologia para serviços bancários.

O FitBank vai te deixar por dentro de tudo que acontece no mundo da tecnologia bancária. 

Continue lendo para saber mais.

A revolução tecnológica

Desde o boom da Internet nos anos 1990, a velocidade com que as tecnologias vão se renovando e inovando é muito alta. Há 20 anos, existiam celulares que exerciam funções que já facilitavam muito a vida, porém, não se tinha ideia de que tais aparelhos significariam tamanha importância para nós nos dias atuais.

Hoje, estamos passando no meio de uma revolução tecnológica global e isso se dá pois a tecnologia está sendo cada vez mais importante para os mais diversos setores da sociedade – economia, ciência, educação, saúde, entre outros.

A humanidade já passou por diversos tipos de revoluções, e todas elas foram muito importantes para que chegássemos onde estamos agora, elas impulsionaram grandes avanços na sociedade. A grande diferença entre as revoluções anteriores e essa que estamos vivenciando é que a revolução tecnológica acontece a uma velocidade ímpar, muito mais rápido do que as outras e isso se dá pela quantidade de informações e dados que surgem a todo o momento, por conta de ecossistemas produtivos emergindo, que vêm de grandes demandas por produtos e serviços cada vez mais inovadores. 

A popularização de dispositivos eletrônicos é uma grande aceleradora dessa revolução, uma vez que, tendo acesso a tais dispositivos, qualquer pessoa consegue fazer coisas que nos anos 1980 só se era possível fazer com grandes máquinas.

De resolver uma equação e mandar mensagens de texto até fazer transferências bancárias internacionais, o celular hoje é um bem considerado necessário e de muita importância.

Hoje, temos uma oportunidade única de criar soluções inovadoras que serão ágeis, benéficas e úteis para a evolução da sociedade como um todo. Por isso, é cada vez mais necessário se desgarrar de métodos tradicionais que muitas vezes estão obsoletos para, então, abraçar essa revolução.

A revolução tecnológica bancária

O que antes poderia ser um processo demorado e com muitas pessoas envolvidas, hoje os serviços bancários estão ao toque de poucos botões na tela do celular.

A revolução tecnológica bancária é real, prática, ágil e apresenta muito menos burocracias do que outros sistemas mais tradicionais. 

Hoje, o cliente não quer mais passar horas ou até mesmo dias para resolver um processo bancário, para isso, empresas passam a oferecer serviços que facilitam esse processo, eliminando muitas das etapas e favorecendo o estreitamento da relação com o cliente.

As fintechs são as grandes responsáveis por essa eliminação de etapas e, também, as responsáveis por tentar trazer mais praticidade e agilidade para o dia a dia de quem quer processos mais simples.

Acreditamos que essa revolução tecnológica bancária seja algo que ainda vai passar por muitas mudanças e inovações e, por isso, oferecemos, cada vez mais, mais serviços para que nossos clientes possam facilitar de forma escalonada a vida dos clientes deles.

Os meios de pagamento digitais

Aqui no Brasil, temos uma inovação tecnológica que não se compara.

O Banco Central tem envidado muitos esforços para a modernização do sistema financeiro. Tendo como objetivo de reforçar um ambiente que propicie inovação, competição e inclusão financeira, porém, sem perder a robustez e a solidez do sistema.

O nosso país teve um grande aumento no número de novos micro e pequenos empreendedores desde o início da pandemia de coronavírus em 2020 e isso se reflete na economia de maneira expressiva.

Muitos desses novos empreendedores não estavam preparados para adentrar o mundo dos pagamentos, ainda mais com esse mundo passando por algumas transformações e novidades. Como é o caso do Pix.

O Pix é um sistema instantâneo de pagamentos e foi criado pelo Banco Central concomitantemente com a pandemia. Ele nasceu na revolução tecnológica e está se consolidando para ser o método preferido de pagamento digital.

Em uma pesquisa recente, 69% dos entrevistados responderam que o Pix é o meio de preferência para pagamentos, já 83%, afirmaram que preferem receber via Pix.

Enfim, a revolução tecnológica está avançando cada vez mais e, por isso, acreditamos no poder de banco que as empresas podem ter. Para ter esse poder, fale com um de nossos especialistas e veja como o FitBank pode ajudar a sua empresa.