vender mais
FitBank
fevereiro 15, 2022 Matéria 0 Comment
vender mais


Como o FitBank pode ajudar sua empresa a aumentar mais de 18 vezes o volume de transações?

Uma das características do modelo de negócio de um marketplace é o alto fluxo de pagamentos entre consumidores e vendedores. E como o FitBank pode ajudar a sua empresa a vender mais?

No meio desse caminho há um pedágio, que é a destinação de parte dos valores para a comissão que fica com a plataforma e com os promotores de vendas.

É o que chamamos de split de pagamentos, e isso é uma necessidade comum independentemente do tipo de serviço. Em aplicativos de mobilidade, você divide o valor pago pela corrida entre o motorista e a plataforma.

A mesma coisa, em portais que oferecem serviços terceirizados de diaristas ou marido de aluguel: uma parte do dinheiro vai para o prestador e um percentual fica com a plataforma. 

O Banking as a Service do FitBank opera justamente facilitando esse tipo de operação. Veja o exemplo de um dos nossos cases, um marketplace de vendas de conteúdo online.

No modelo de negócio dessa empresa, os produtores de conteúdo podem usar a plataforma para exibir e comercializar suas videoaulas, áudios e textos através do pagamento de uma taxa.

Para impulsionar as vendas, o negócio também possui uma rede de promotores afiliados, permitindo a essas pessoas venderem o conteúdo hospedado na plataforma e ficarem com um percentual da transação como comissão.

Conheça o case de sucesso do FitBank que aumento 18 vezes o volume de transações e ajudou a empresa a vender mais

Nos primeiros 4 anos de operação, a plataforma cresceu usando o serviço de vários bancos e consequentemente, múltiplos controles de pagamentos.

Conforme a empresa conseguiu vender mais de forma escalável, foi sendo criado um emaranhado de operações onde a startup era obrigada a se adaptar ao sistema bancário para funcionar. O problema é que essa estratégia se tornou insustentável.

Por isso, no final de 2018, a empresa digitalizou seus pagamentos plugando as APIs do FitBank no seu departamento financeiro. A escolha aconteceu em um momento em que o marketplace já tinha uma operação mais robusta e permitiu um aumento de 1700% no volume das transações financeiras de lá para cá. Ou seja, um crescimento de 18 vezes.

Foram vários os fatores que permitiram essa escalada exponencial: o propósito inovador do negócio, o aumento do interesse por esse tipo de conteúdo e um sistema de pagamento integrado que permitiu escalar as vendas sem travar o negócio, mantendo a circulação do dinheiro de forma saudável nesse ecossistema.

Como as soluções do FitBank resolveram o problema?

Para isso, foram usadas TEDs com splits, que executavam os pagamentos e automaticamente dividiam os valores que seriam enviados a cada um dos destinatários dessa cadeia.

Ou seja, agora as transações acontecem de uma forma quase invisível sem precisar de múltiplos controles para fazer a conciliação dos valores no final. O custo com esses pagamentos também ficou bem mais barato. A empresa economizou 60% do que ela pagaria se fossem mantidas as transações com os bancos tradicionais.

Várias características únicas do nosso serviço permitem o crescimento dos clientes. Além disso, o FitBank é totalmente nativo em nuvem. Ou seja, ele já foi desenvolvido para operar neste ambiente, o que permite escalabilidade e flexibilidade para a construção de qualquer projeto com parametrizações específicas.

Assim, temos flexibilidade na arquitetura porque não estamos engessados a ponto de precisar oferecer a mesma solução para todos os clientes. Os outros bancos nasceram em um ambiente em que os processos eram executados através de servidores e só recentemente tiveram que se adaptar à nuvem.

Fale com o nosso time de especialistas e saiba como as soluções de Banking as a Service do FitBank podem multiplicar o volume de transações da sua empresa e ajudá-la a vender mais.