Gustavo Castelo Branco
abril 26, 2022 Matéria 0 Comment


Soluções flexíveis para novas formas de trabalho

O FitBank é POWER+

Em 2020, dos $240 trilhões de dólares de fluxos globais de pagamento, cerca de $54 trilhões passaram por cinco mega-temas –  Plataformas, Online, Wallets, Embedded e Real Time. São eles que estão moldando o futuro dos pagamentos na estrutura POWER+, criada pelo J. P. Morgan, maior banco privado do mundo e um dos nossos investidores. Completamente integrado a esta realidade, ao POWER+, estamos nos preparando para fazer o melhor uso desta força em prol de nossos clientes.

Economia gig: trabalhos cada vez mais flexíveis

A economia gig é caracterizada por empregos e trabalhos flexíveis promovidos pelas plataformas digitais em contratos independentes ou tipo freelancer, ele transacionou $300 bilhões de dólares em 2020. A projeção é de $455 bi em 2023, segundo o J. P. Morgan.

Estima-se que 50% da população nos Estados Unidos terá trabalhos temporários ou do tipo freelancer nos próximos 10 anos. No Brasil, 28% dos trabalhadores já são autônomos. Essa nova realidade vai exigir das empresas agilidade para pagamentos, em direção à nova demanda dos trabalhadores, como motoristas de Uber e profissionais que recebem por trabalho.

Tendência em crescimento: bancos de nicho

Nessa nova arquitetura de mercado, em que os profissionais vão precisar de mais flexibilidade para movimentar a sua vida financeira, a capacidade de organizar de uma forma fracionada pagamentos, recebimentos e cobranças durante uma jornada, e não somente a cada transação, vai ser o fator fundamental para esse novo momento.

A empresa responsável pelos pagamentos, o famoso cash-in, ganha superpoderes nessa nova era, pois vai conseguir adaptar, de forma contextualizada, produtos e serviços para a relação já existente com seus clientes.

Fator Customer Centric

Essas novas características vão dar cada vez mais vida aos chamados bancos nichados, operações capazes de tratar o indivíduo através de uma experiência única para cada um deles: o fator Customer Centric. Os bancos de nicho têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Aqui, já são pelo menos 3 clientes que atuam nesse cenário: Rodobank (banco para caminhoneiros), Acerto Fácil (banco de leiloeiros na pecuária) e Infiniti (banco de corretores de imóveis)

Fomos concebidos para ser mais que uma plataforma de pagamentos, subimos nossos alicerces e desenvolvemos nosso core banking com o objetivo de ser capaz de organizar a gestão dos pagamentos e recebimentos, por mais fragmentados que eles aconteçam, e não somente executá-los em escala.

Soluções diferentes para jornadas particulares

Além das questões relacionadas à carteira digital e aos pagamentos pelo trabalho realizado, viabilizamos a capacidade das empresas disponibilizarem outros serviços durante a jornada dos nossos clientes. E isso com um único app.

Um exemplo disso são os serviços de crédito, que podem facilitar a organização do fluxo de caixa de uma pessoa física que concentra, por exemplo, a maior parte dos seus pagamentos no início do mês. Outro exemplo de serviço que o cliente FitBank pode oferecer: seguro temporário para um vendedor, que vai precisar viajar com seu veículo para fechar um negócio. É só ajustar o benefício no app, sem burocracias.