FitBank
julho 20, 2022 InspirationsMatéria 0 Comment


Inteligência artificial e o mercado financeiro

Há pouco mais de 20 anos, era possível pensar em tecnologias que mudariam o mundo e que transformam as nossas rotinas e como tudo isso seria impactante para as nossas vidas. Porém, muitas das coisas que estão registradas historicamente em filmes e livros não chegam nem perto da inovação tecnológica que realmente vivemos nessa década de 2020.

Uma das tecnologias futuristas, na verdade, já está muito em prática nos dias de hoje, provando que já estamos vivendo nesse futuro tecnológico.

O termo Inteligência Artificial surgiu nos anos 1950, quando um grupo de cientistas matemáticos acreditou na construção de computadores que desempenhariam tarefas ligadas à cognição humana. Em seguida, o conceito de machine learning também começou a surgir com a ideia de alimentação de um algoritmo com dados, para que uma máquina pudesse aprender a executar algo automaticamente – isso, claro, só aumentou a expectativa de que, no futuro, computadores exerceriam funções que só se poderia pensar naquela época.

E como esses conceitos são aplicáveis no mercado financeiro?

Tecnologias como Pix, NFTs, aberturas de contas digitais, o crescimento das Fintechs são todos frutos de avanços tecnológicos que vêm de muito tempo. O setor das finanças vem recebendo graduais esforços de tecnologia que fazem com que as instituições financeiras e os provedores de serviços bancários tenham que se adaptar rapidamente para acompanhar tais inovações.

As fintechs são instituições que já nasceram dentro da tecnologia, ou seja, já utilizam de I.A. em todas as suas operações, com sistemas informatizados que desempenham funções de avaliação de crédito, por exemplo, uma vez que essa tecnologia consegue fazer uma verificação rápida de todos os dados que são necessários para a concessão de crédito e determinar, com base em todos os algoritmos se esse crédito deve ou não ser concedido.

Bom para o cliente, bom para a empresa

O uso de Inteligência Artificial tem sido cada vez mais importante para a experiência do usuário uma vez que facilita e agiliza processos. Porém, vai muito além disso. O uso de I.A. também é muito importante no contato direto com esse cliente, seja na oferta de suporte ou no atendimento.

Essa tecnologia consegue prestar suporte ágil e prático para diversas pessoas de uma só vez através de algoritmos e previsões de sistema que vão ajudar o cliente, evitando a passagem por etapas, muitas vezes desnecessárias que só aumentam o tempo de atendimento.

Quanto melhor a experiência do usuário dentro do ambiente de serviço que ele está usando, melhores são os resultados obtidos a partir disso. Ou seja, garantir um serviço customizado e eficiente, trazem o cliente para perto da empresa, fidelizando ainda mais aquele usuário.

Uma plataforma nascida na tecnologia

O FitBank também nasceu dentro da tecnologia, com um smart core proprietário, 100% nativo em nuvem. Isto é, também é uma plataforma que utiliza a tecnologia de Inteligência Artificial em todos os seus serviços e produtos, garantindo a melhor oferta de soluções para os mais diversos clientes de diferentes setores da economia. E o melhor: garantindo poder de banco para qualquer empresa.

A I.A. também é uma das coisas que permitem que o FitBank possa estar no metaverso do Invisible Banking que, inclusive, já até falamos sobre o assunto aqui no blog. Você pode ler sobre isso neste link e entender como a Inteligência Artificial torna processos como transferências bancárias em processos orgânicos.

Criar sistemas que mudam o sistema faz parte do mote do FitBank e, por isso, procuramos realizar as melhores ofertas em tecnologia para os nossos clientes poderem ofertar as melhores soluções para os seus próprios clientes.

O futuro tecnológico

Se há 20 anos já se era pensado em como algumas tecnologias mudariam a nossa vida e o nosso dia a dia, podemos imaginar como daqui 20 anos as tecnologias transformarão mais ainda as rotinas das pessoas.

O FitBank  já nasceu em um ambiente de pura tecnologia, ou seja, é resultado de anos de evolução tecnológica e está, dia após dia, trabalhando para construir esse futuro tecnológico que será responsável por tantos outros avanços no mercado financeiro.

Se a sua empresa ainda não conhece as soluções do FitBank, fale já com um de nossos consultores e entenda como a nossa tecnologia vai contribuir para o seu negócio.