Marcus Vinícius Saraiva
setembro 04, 2024 Sem categoria 0 Comment


RodoBank é a Solução Digital Inovadora para o Mercado de Transporte Rodoviário

Por Herbert Moller, CFP®

Rodobank é uma empresa que conta com executivos que acumulam mais de 20 anos de experiência no mercado de pagamentos e logística, idealizada para simplificar toda a intermediação da cadeia de pagamentos no setor de transportes.

Pensando na experiência de quem está no dia a dia das rodovias, a empresa desenvolveu uma solução objetiva e flexível que permite construir jornadas únicas utilizando produtos e serviços 100% digitais.

Em 2023, o RodoBank fechou o ano em forte crescimento! Entregando um aumento de 130% em seu processamento, a empresa fechou o ano com R$ 2,3 bilhões processados em sua plataforma, frente a R$ 1 bilhão processados em 2022.

Como funciona a operação do RodoBank?

Com o foco em mercado de transportes de carga rodoviária, o RodoBank entrega eficiência no controle e operação do mercado logístico. Para isso, a startup realiza o estreitamento da relação entre caminhoneiros, empresas de transporte, contratantes de frete e postos de combustíveis, com o objetivo final de eliminar as fricções dos fluxos financeiros existentes dentro deste ecossistema.

“Tradicionalmente esse mercado é operado por intermediários que usam serviços financeiros prestados por bancos e instituições de pagamento eletrônico que não contam com a abordagem moderna do RodoBank. Por isso, nosso grande diferencial é simplificar e estreitar a relação entre todos os envolvidos na cadeia, desde quem contrata o frete até quem faz o transporte.” comenta Rafael Fridman, CEO da corporação.

Hoje, é notória a limitação do sistema financeiro tradicional na operação de todos os pagamentos relacionados a cada um dos integrantes da cadeia do frete e de facilitar as interações entre esses agentes durante o transporte de cargas. Para resolver este problema, a startup passou a entregar ferramentas integrando atividades operacionais, financeiras e regulatórias, visando modernizar o relacionamento entre as empresas.

RodoBank entrega produtos personalizados para tomada de decisão dos clientes

Os clientes servidos pela solução do RodoBank conseguem, em sua operação, avaliar o comportamento de todos seus usuários. Por meio de uma plataforma integrada em real time, a tecnologia permite que haja uma comunicação personalizada para cada tipo de usuário, além de um modelo otimizado de precificação e de acesso às ferramentas.

 

Segundo Rafael Fridman: “Nosso cliente monta seus relacionamentos dentro do seu mercado do jeito que quiser: se vai cobrar ou não, se vai ter aplicativo, se vai liberar TED, se vai dar cartão, se a comunicação será por SMS ou WhatsApp, tudo é ele quem decide”.

RodoBank, um case de sucesso powered by FitBank

O FitBank entrega ao RodoBank todas as ferramentas necessárias para operação financeira do mercado de transporte rodoviário. Com soluções 100% digitais, um Neobanco PJ completo, como o Banking as a Service e todos os serviços operacionais vinculados.

“Para 2024 nossa expectativa é novamente mais que dobrar nossa operação. Temos previsto inovações para que nossos clientes consigam se relacionar ainda mais com os players do transporte, agregando valor, reduzindo custos e gerando sustentabilidade à cadeia. Com a flexibilidade do FitBank, damos cada vez mais poder e autonomia aos nossos clientes para poderem operar o ecossistema, gerar novas linhas de negócio, e assim, buscando maiores lucros”, menciona o CEO da empresa.