Gustavo Castelo Branco
julho 13, 2022 InspirationsMatéria 0 Comment


Invisible Banking & Invisible Payment - tecnologias no mercado financeiro

Já não é mais novidade que o avanço tecnológico está inovando, cada vez mais, a jornada de diversos tipos de profissionais e consumidores, especialmente em se tratando da área financeira, em que existe uma procura e uma preocupação muito grande em ter a melhor tecnologia possível para tornar a experiência de ambos os lados do serviço muito mais satisfatória.

Uma das tecnologias que vem se tornando essencial neste cenário e que consiste em deixar os processos bancários cada vez mais orgânicos é o invisible banking.

Porém, você sabe o que significa esse termo e como essa tecnologia está sendo fundamental para o avanço tecnológico mundial?

E o que é o Invisible Banking?

O também chamado de “Banco Invisível” é uma tendência mundial de bancos e empresas que prestam serviços bancários, de pequeno, médio e grande porte, têm adotado com a premissa de oferecer um serviço mais automatizado focando, principalmente, na experiência do cliente. 

Dessa forma, o usuário desses serviços financeiros utilizam meios que são feitos através de tecnologias como redes 5g e IoT (“Internet das Coisas”), Inteligência Artificial, interfaces e algoritmos que digitalizam esses processos.

O resultado dessa tecnologia toda é a facilitação e naturalização de rotinas que antes consumiam muito tempo, como ir até uma agência bancária, enfrentar filas e muito mais. Além disso, com a digitalização, um benefício que vem em paralelo é a redução do impacto ambiental, ou seja, menos documentos impressos e mais resoluções online.

Uma experiência orgânica

Uma das áreas que mais têm crescido em empresas de tecnologia é o UX – que é o setor que cuida da Experiência do Usuário – ou seja, a maior preocupação de negócios desse meio é fazer com que o cliente, ou seja, o usuário final, tenha a melhor experiência digital possível sem a necessidade de grandes processos, assim, o sucesso na finalização da aquisição de produtos ou serviços é muito maior.

Por isso, hoje em dia, é muito comum que muitos aplicativos tenham acessibilidade por comando de voz, por exemplo. E qual relação isso tem com o Invisible Banking?

A resposta é simples: toda!

As tecnologias de comando de voz, como as da Apple (Siri), Microsoft (Cortana) e o Google Assistant, por exemplo, possibilitam que, com os dados coletados e aplicativos em sincronia, seja possível fazer até mesmo uma transferência bancária apenas usando a voz – o processo bancário acontece por trás de toda uma interface que nem é de um banco, enquanto o usuário tem uma experiência fácil e simplificada. E esse processo pode ser chamado, também, de invisible payment.

Outro lado que tem ganhado forças nos últimos anos para oferecer essa experiência bancária orgânica aos clientes são as fintechs – as empresas de tecnologia financeira.

Com o avanço do open banking, é possível que as empresas passem a prestar serviços bancários para seus clientes, parceiros e colaboradores sem ser, necessariamente, um banco. 

O Invisible banking e invisible payment ao seu alcance

Trabalhar para criar sistemas que mudam o sistema é o nosso lema, por isso, nós do FitBank, nos empenhamos para que os clientes dos nossos clientes tenham a melhor experiência possível dentro de suas necessidades bancárias. 

Com o Banking as a Service, Payment as a Service, Cash Management e muitos outros produtos, o FitBank proporciona o maior poder bancário para que a sua empresa ofereça soluções customizadas para os seus clientes. 

Isso é Invisible Banking, isso é avanço tecnológico.

Outra tendência que vem com essa tecnologia é a saúde financeira. Ou seja, é cada vez mais fácil resolver questões financeiras com plataformas e aplicativos integrados, uma vez que esses processos são feitos com maior agilidade e tecnologia. Isso é pensado para o bem do usuário final.

Além disso, o usuário desse serviço tem muito mais facilidade para se organizar com plataformas e aplicativos mais intuitivos que têm recursos visuais mais simples de se identificar, como cores, formas e elementos gráficos que ajudam na identificação de determinados serviços. Garantindo que o cliente conseguirá resolver, em poucos passos, tudo o que ele precisa.

Trabalhamos para que o avanço tecnológico tenha, cada vez mais, um papel importante na rotina dos nossos clientes e dos clientes deles.