2024 – Um ano promissor para as FinTechs na América Latina
2024 – Um ano promissor para as FinTechs na América Latina
Fomos convidados para irmos a NY e participarmos no evento promovido pela Goldman Sachs em 29 de fevereiro. Nesse evento lideranças da América Latina como Mercado Pago, Ebanx, Creditas, Konfio, QI Tech, foram também convidadas para compartilharem perspectivas e insights sobre o mercado e também debatermos sobre o futuro do panorama financeiro da América Latina.
Nossos colegas de mercado como deixaram claro que a região está se tornando cada vez mais competitiva e cada vez mais interconectada. Essa tendência de internacionalização que boa parte das empresas vem empregando para entregarem uma experiência harmonizada aos seus clientes.
A demanda vem sendo acelerada pelo comércio eletrônico cross-border na região e combinada com as necessidades de pagamentos alternativos (incluindo Pix). Isso nos mostra o quanto o ambiente na região estará cada vez mais diverso nos anos à frente.
Um dos aspectos destacados no evento foi a diferença de maturidade entre os mercados da região. O Brasil, sem dúvidas, é considerado o mais avançado em termos de bancarização e regulação, seguidos de México, Colômbia e Chile.
Além disso discutimos sobre a democratização do acesso a serviços financeiros na região da América Latina. Tema importantíssimo em toda a região em como podemos fazer serviços financeiros chegarem a todos os cantos da região.
Além disso as tendências de banco digital empresarial e financiamento às empresas no México nos marcaram positivamente como forças formadoras de negócios.
Importantíssimo também notar que todas as lideranças reforçaram a importância de um crescimento economicamente sustentável. O que reforça a visão de que a disciplina na gestão dos negócios continua sendo uma força que vem direcionando os negócios na região. E para nós é especialmente energizante ver como os investimentos em eficiência e automação são cada vez mais essenciais.
Nosso compromisso com o Embedded Finance
Nosso CEO, Otávio Farah, participou do painel intitulado “Embedded Finance as a Value Unlocking Business”. Sua colaboração proporcionou uma visão aprofundada sobre como a integração financeira tem sido uma poderosa estratégia para desbloquear oportunidades de negócio e gerar valor no setor.
Vimos como outros participantes de mercado compartilham com nossa visão para a distribuição de serviços financeiros na forma de embedded finance.
Essa modalidade continua sendo especialmente importante para as criações de canais eficientes de crédito, serviços de automação de pagamentos e controle de depósitos. E vem apoiando a democratização do acesso, que há tanto tempo vem sendo buscada na região.
Com um ambiente de otimismo, as Fintechs da América Latina estão prontas para enfrentar os desafios do mercado financeiro nos próximos anos.
As tendências futuras incluem possibilidade de personalização avançada, integração de pagamentos digitais, inteligência artificial, blockchain, automação e tokenização de ativos
Ventos sopram a favor das FinTechs na região, com muito otimismo e atividade. Além de nos encher de orgulho também saímos cheios de energia para continuarmos entregando ainda mais para todos nossos clientes e parceiros na América Latina nesse ano!